quinta-feira, 8 de maio de 2014

Distopias - O que são e exemplos.

Olá! Agora, irei falar sobre distopias. Mas o que é uma distopia? Distopia é o ato de criticar o real usando o irreal, como por exemplo na já falada série Feios, de Scott Westerfeld, que critica a ditadura da beleza usando o contexto de uma sociedade em que aos dezesseis anos, todos passam por uma cirurgia para conseguir a aparência perfeita. Irei dar aqui alguns exemplos de distopias, e o que elas mostram.


Jogos vorazes:

Jogos vorazes, originalmente The Hunger Games, é uma trilogia escrita por Suzanne Collins, e que critica o sistema, no ponto de vista que enquanto uns poucos vivem bem, no conforto e fora de perigo, uma quantidade bem maior morre de causas que facilmente poderiam ser combatidas se tivessem a mesma quantidade de recursos que os ricos, e enquanto os ricos podem se dar ao luxo de selecionar tudo o que comem, os pobres matariam por um pedaço de pão, daí vem o nome, os jogos vorazes, ou jogos da fome.







Divergente:

Critica essencialmente o fato de que você tem que escolher se quer ou não uma coisa que você não conhece, e que caso alguns oponham-se, eles serão liquidados e o poder vai ficar com aqueles que controlam as mentes dos restos, que seguem como se fossem um rebanho.





A seleção:


A distopia aqui é fantasiosa, porém é a mais próxima da verdade que vi, pois critica o "American Way Of Life", aquele modo de vida consumista e que não liga para as pessoas que têm menos dinheiro, porém a diferença dele é que é narrado por uma jovem de classe inferior, que disputa com outras 34 jovens a mão do príncipe de Illéa, seu país, para mudar de vida.












Por enquanto é só, porém há muitas outras distopias excelentes por aí!

Enigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário