terça-feira, 17 de junho de 2014

Livro da semana: As Crônicas De Fogo e Gelo

Hoje falarei de uma série, que se parece bastante com a vida real, além de ter alguns detalhes fantasiosos.
A série As Crônicas de Fogo E Gelo, de George R.R. Martin, começou a ser desenvolvida em 1991, e o primeiro volume foi lançado em 1996. Desde então, a série está com cinco volumes lançados, e mais dois previstos. Em ordem cronológica, são esses:

A guerra dos tronos
A Fúria dos reis
A Tormenta de Espadas
O Festim dos Corvos
A Dança dos Dragões
Os Ventos do Inverno (Título traduzido do inglês)
Um Sonho de Primavera (Título provisório traduzido do inglês)

E há ainda três novelas e um Spinn-off da história intitulado O Cavaleiro Dos Sete Reinos, que conta histórias da juventude de Meistre Aemon.

A história gira em torno de três tramas:

A primeira é contando que Eddard Stark, senhor do norte e de Winterfell, foi convidado para exercer o cargo de mão do rei, na cidade de Porto Real, onde seu amigo de infância, Robert Baratheon, rege desde uma grande rebelião ocorrida quinze anos antes da trama. Porém, a rainha, Cersei Lannister, trama roubar para seu filho, Joffrey, um garoto de 13 anos, o trono de ferro, para enquanto ele estiver em idade precoce a assumir seu posto, ela ficar como regente, e Eddard precisa tomar cuidado para si e suas duas filhas, Arya e Sansa, quando eles estiverem no sul.

A segunda, conta a vida de Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark, que se juntou à patrulha da noite, ou irmão negros, como também são conhecidos. Lá, ele descobre pelos habitantes da muralha, uma enorme construção feita de gelo que delimita o reino, um rei pra lá da muralha está recrutando para um exército todo o povo livre, considerados selvagens em Westeros, e que uma velha lenda que contavam para ele e seus irmãos de sangue, os Outros, zumbis de olhos azuis que vivem no frio, é verdade, e a cada dia que se passa, mais deles estão surgindo, procurando derrubar a muralha e entrar no reino.

E o último é sob a vista de Daenerys Targaryen, a exilada princesa do reino de Westeros, que se localiza no território das nove cidades livres, onde seu irmão, Viserys, o rei por direito de Westeros, obrigou-a a se casar com Khal Drogo, um grande nômade saqueador, em troca de espadas para seu exército, com o qual ele pretende reconquistar seu reino.

Entre eles há alguns capítulos extras, sob o ponto de vista de vários personagens que ajudam a entender a narração. Alguns muito fáceis de gostar, outros nem tantos.
Há inúmeras lições de vida que se pode aprender sobre esta série, porém uma das coisas que mais chama a atenção é o modo de escrita do autor, semelhante ao de Tolkien, que escreveu a trilogia O Senhor Dos Anéis.

A série também inspirou uma série televisiva chamada Game Of Thrones, que se passa na HBO, e um dos roteiristas é o próprio George R.R. Martin, porém nem tudo é igual aos livros, embora a maior parte permaneça fiel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário