quinta-feira, 3 de julho de 2014

Baba Yaga




Baba Yaga é uma figura folclórica da Europa, mais precisamente do leste do continente, é uma lenda eslava, e uma parte de seu nome, Baba, significa mãe, o que sempre chama bastante atenção.






Baba Yaga era uma bruxa bem sugestiva: Velha, com nariz de gancho, muito magra a ponto de seus ossos serem salientes, olhos chamuscados como carvão em brasa e com cabelos de cardo saindo do seu crânio. Essa aparência repugnante caía como uma luva sob seu aspecto sombrio e sua personalidade caótica, cercada de mistérios e incertezas. 
Uma de suas características principais, e uma das mais assustadoras, era que apesar de possuir uma vassoura, voava  em um almofariz impulsionado por um pilão! A única utilidade de sua vassoura era a de apagar seus rastros, evitando ser encontrada. Outra característica marcante e bastante peculiar é o fato dela morar em uma casa que tem como base quatro enormes pés de galinha! Esses pés a auxiliavam a viajar pelo mundo afora, se instalando assim em diversas florestas obscuras o bastante para sua figura enigmática. A origem dessas "pernas de galinha" é de fácil dedução: Muitos caçadores siberianos mantinham suas casas erguidas em bases de tronco, assim poderiam evitar a invasão de animais perigosos. Alguns pesquisadores também descobriram que algumas dessas casas também eram utilizadas como crematórios. Vai saber, né? A casa de Baba Yaga era conectada à três cavaleiros distintos, todos cavalgando cavalos das mesmas cores, eram eles Dia, um cavaleiro branco como a mais clara luz, o segundo era Sol, tão vermelho quanto o astro, e Noite era o terceiro, negro como carvão. Fora eles, a casa possuía servos invisíveis, e algumas lendas dizem que para entrar lá é preciso falar uma palavra mágica.  









Yaga, para ser o mais objetivo possível, era considerada uma deusa perigosa, pois muitas vezes aparecia como uma pessoa cruel, mas outras como uma pessoa boa que veio para auxiliar. Assumindo sua forma má, ela tinha o costume de caçar homens de personalidade ruim, que eram levados mortos para sua casa, e lá eram revividos por ela para serem devorados! Seus ossos eram utilizados como vedação externa para a casa, e seus dentes eram usados na fechadura da porta.






Em outras versões, Baba Yaga pode ajudar ou atrapalhar aqueles que a encontram e pode desempenhar um papel maternal, possui também bastante ligação com os animais selvagens da floresta. De acordo com a morfologia do conto de Vladimir Propp, Baba Yaga comumente aparece tanto como uma doadora, vilã, ou pode ser totalmente ambígua. Em alguns casos dizem que ela costuma ajudar crianças perdidas na floresta a acharem o caminho de casa, foi só em tempos mais modernos que sua figura foi atribuída a uma mulher devoradora de crianças. Mas se as crianças foram más, assim como qualquer outra pessoa, com certeza irá para a panela de Baba. Mas se você for uma pessoa ruim e de atitudes maldosas, é melhor não cruzar o caminho de Baba Yaga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário